Dicas

Vale a pena fazer Jailbreak?

O tema Jailbreak é muito discutido mundo a fora. É sem dúvida um assunto muito polêmico, pois muitos utilizam a ferramenta para pirataria, outros o utilizam apenas para desbloquear e instalar recursos barrados pela Apple.

Sinto muita falta de alguns recursos que apenas com o Cydia seria possível instalar, recursos estes que a Apple barra por motivos diversos. Outra forma que eu acho interessante de se aproveitar do desbloqueio é a possibilidade de testar um Aplicativo antes de comprá-lo. Muitos condenam esta prática, julgando como pirataria, muito pelo contrário, é apenas uma forma de se testar um produto antes de adquiri-lo.

 

A Loja oficial da Apple sem dúvidas possui uma infinidade de aplicativos interessantes, mas exclui diversos outros que só seriam possíveis de se adquirir na loja Cydia. O desbloqueio do iPhone é uma prática que nos proporciona diversos pontos positivos, e negativos. Vou citar abaixo alguns motivos que considero positivos:


  • O SBSettings é sem dúvidas o principal tweak que me faz sentir vontade de desbloquear o iPhone, pois com ele é possível inserir inclusive junto a central de notificações atalhos para desabilitar/habilitar recursos como por exemplo Wifi, 3G, Bluetooth, Brilho, etc…
  • O FaceBreak desbloqueia o FaceTime para realizar ligações via 3G. Por algum motivo, que eu acredito ser o consumo maior de bateria, a Apple não permite realizar ligações pelas redes das operadoras. Com este tweak este bloqueio é liberado.
  • O iBlacklist te permite bloquear a ligação daquele chato. Com este aplicativo você poderá bloquear aquele “amigo” chato que liga apenas para importunar, inclusive em períodos pre-definidos. Após bloquear determinado número, ao receber uma ligação dele o iPhone automaticamente cancela a ligação, dando a sensação de que o aparelho está desligado. A tela do iPhone nem liga, se configurado, sendo possível ver um log das ligações pelo app.
  • O Barrel é um tweak que altera a forma visual como as telas se alternam. Com ele é possível inserir diversos efeitos de transição de telas, inclusive em 3D em cubos. Não é um app essencial, mas propõem efeitos muito legais. Vale a pena.
  • O Infinidock libera o limite de apps na Dock. Não gosto de lotar minha Dock de apps, mas acho interessante colocar 5 apps, fica num tamanho legal. Com ele é possível deixar sua Dock infinita, inserindo até alguns efeitos para alterar entre eles.

Com a liberação do iPhone, nem tudo são flores. Existem algumas desvantagens e você deve ficar atento. Vou citar algumas delas.

  • Uso excessivo de dados da operadora. Com a instalação do FaceBreak por exemplo, você deve ficar atento ao uso da rede dados da sua operadora. O meu plano de dados é “ilimitado”, melhor dizendo, não pago excedente. Fique atento quanto a isso.
  • Alguns bugs podem aparecer com o desbloqueio. Um exemplo de bug que ocorreu recentemente é o crash com o iBooks. O jailbreak de alguma forma impossibilitou utilizar o iBooks da Apple, sendo necessário instalar apps do Cydia para corrigir o problema.
  • Com o desbloqueio do aparelho, você remove diversos recursos que a Apple implanta para a segurança do seu aparelho. Então fique atento.

E você, sugere algum recurso positivo?

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Rodrigo 20 de julho de 2012 at 02:50

    Houve um caso do meu pai fazer jailbreak no ipad dele e o ipad ficou muito melhor…

  • Leave a Reply

    For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

    If you agree to these terms, please click here.