Dicas

QRCode – O Código de Barras para Celular

QRCode

Link para o Blog em QRCode

Estampado em revistas, crachás, obras de arte e até nas lápides de cemitério, os códigos 2D trazem um jeito novo de acessar informações no celular.

O QRCode (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. Este código pode ser interpretado, mesmo com imagens de baixa resolução, por câmeras digitais em formato VGA ou superior, como as de celulares. Pode-se armazenar em formato de códigos uma página de internet (como na imagem ao lado), Textos, Telefones e até SMS.

Este recurso começa a ser utilizado em grande escala e é de relativa facilidade de manutenção. Só dá trabalho quando não é lido (óbvio).

qr_codes

QRCode em uma Revista.

A grande desvantagem do código de barras é, sem dúvidas, a necessidade de um leitor apropriado. A segunda talvez seja a limitação na entrada de dados, devido ao padrão unidimensional e sequencial do modelo. Cada caractere (existem padrões que aceitam letras também) equivale a uma sequência de barras de diferentes larguras e espaçamentos. Quanto maior a mensagem inserida no código, maior será sua largura. Obviamente isso limita muito seu uso.

QRCode na entrada de um restaurante em Barcelona.

QRCode na entrada de um restaurante em Barcelona.

Um restaurante de Barcelona teve a criativa idéia de colocar o QRCode na entrada do restaurante. O conteúdo atrás do código é o menu do dia.

Faça seu QRCode

Nada mais fácil do que criar seu próprio QR Code. Basta acessar um serviço online e digitar o texto, informações ou URL que serão inseridos no código. Confira alguns sites que fazem o QR Code e outros tipos de códigos 2D:

http://generator.beetagg.com/

http://qrcode.kaywa.com

http://zxing.appspot.com/generator/

E você? Tem alguma idéia do que pode ser feito com o QR Code? Manda aí!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Coelho Negro 18 de agosto de 2009 at 08:12

    Muito interessante.
    Confeço que ja vi muito disso por ai e nunca soube o que era.

    Muito bom o blog
    Abraço

  • Reply PEDRO 19 de agosto de 2009 at 09:58

    como faço pra ler??

    • Reply Samuel Sousa 19 de agosto de 2009 at 10:06

      Primeiro de tudo, seu aparelho deve ter uma câmera, claro.
      Segundo você deve ter o aplicativo que faça essa leitura, neste site você encontra um para seu aparelho: http://www.getjar.com

      []s

  • Reply Rogério Ramos 31 de julho de 2015 at 16:30

    Tenho um QR Code aqui que está desativado, é possível reativa-lo?

  • Leave a Reply

    For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

    If you agree to these terms, please click here.